domingo, 7 de junho de 2009
Unidade 10
Data: 19/05/09
1ª Atividade: Divididos em três grupos.
Cada grupo fez um resumo das unidades 9 e 10 com comentários, tópicos mais importantes e sugestões
2ª atividade: Oficina (página 193)
Pedi que cada grupo escolhesse um dos textos: "Poema tirado de uma notícia de jornal" e "Bom dia" e planejar uma aula baseada no texto escolhido (de leitura, interpretação e produção de texto).
As idéias do grupo
Grupo 1: Luciana, Sheila e Maria José
Texto escolhido: Bom dia
- Apresentação da música;
- Comentário sobre a interpretação de texto;
- Conversa sobre o cotidiano do trabalhador da zona rural e urbana, fazendo um paralelo desse profissional com o dia-a-dia do aluno;
- Chá literário, trabalhando a dramatização e procurando resgatar os valores.
Grupo 2: Aline Corôa, Jaqueline e Rose Aparecida
Texto: "Bom dia"
- Fazer uma sondagem para escolhe do tema;
- Seleção dos textos a partir do tema escolhido;
- Conversa informal sobre poema: Linguagem, estrutura, jogo de palavras;
- Formação de duplas para a realização da atividade: Transformação da notícia escolhida em poema;
- Estipular o tempo de duração;
- Leitura dos poemas para análise, reflexão e avaliação.
Grupo 3: Vanda, Ana Cláudia
texto: "Poema tirado de uma notícia de jornal
1º momento: Pedir para os alunos trazerem uma notícia de jornal;
2º momento: Fazer um debate sobre cada notícia escolhida;
3º momento: ler o poema de Manuel Bandeira e interpretá-lo;
4º momento: Pedir que elaborem uma notícia (formato jornal) sobre o poema;
5º momento: pedir que produzam um poema sobre a notícia trazida por eles;
6º momento: expor os trabalhos num mural
3ª Atividade:
Atividades de cada seção:
Proposta de trabalho da seção 1: Gênero Literário e não-literário
Elaborar um poema literário ou não literário - título: Trabalho
O transformar das mãos
Papel e lápis nas mãos
Viajo na imensidão
Escrevo com coração
Para cantar uma canção
Luva e saco nas mãos
Limpo com disposição
Não tenho valorização
Viajo no caminhão
Volante e buzina nas mãos
Dirijo com atenção
Sigo na direção
Não posso perder a visão
Cara pintada e mímica nas mãos
Eu saio da solidão
Quero ser atração
E ficar como recordação
A palavra e a bíblia na mão
Eu vivo fazendo sermão
Trabalho com doação
Recebendo sempre gratidão
Da tristeza passo emoção
Com cartola do meu coração
Da magia que trago na mão
O sonho de minha imaginação
Grupo: luciana, Maria José e Sheila
Seção 2: Gênero Poético
Elaborar um poema
Sentimentos de trabalhador
Alegrias
tristezas
Certezas
Incertezas
Claridades
Nuvens
Amores
Desamores
Sabores
Dissabores
Coragens
Terrores
Esperança
Desesperança
Prazer
Desprazer
Seguranças
Inseguranças
decisões
Indecisões
Sutilezas
Grosserias
Verdades
Mentiras
Paz
Violência
Viver é isso
A vida em constante construção e mutação
Fazendo o ser humano
Experimentar e vivenciar sensações diversas
Para então encontrar a verdadeira FELICIDADE
E ao atingir o auge
Ser capaz de passar aos outros uma mensagem de
Paz
Amor
Harmonia
Tranquilidade
Humildade
Equilíbrio
Realização.
Grupo: Aline Corôa, Jaqueline Vieira e Rose Aparecida
Seção 3: Uma subclassificação do gênero poético: o cordel
Tema: trabalho
O choro e a alegria do pescador de São Pedro
O pescador pega sua rede
E vai pra lagoa pescar
Chegando à Praia da Baleia
Ele começa a rezar
para que a canoa venha cheia
E sua família alimentar.
Na água ele observa
Que a lagoa está diferente
Peixes fartos, camarão
Tudo para alimentar a gente
Não é mais como era, não
Mas o pescador segue em frente.
Depois de tantos pedidos
E de muita oração
Ó, São Pedro nos ajude
A tocar no coração
Dos "grandes", com atitude
Parar com tanta ambição.
O pescador é um povo forte,
Honesto, trabalhador
Ao redor dessa lagoa
Constrói alegria e dor
Só não chora à toa
Tem em São Pedro, seu protetor.
Grupo: Vanda, Ana Cláudia e Elizete
4ª atividade: Avaliação da oficina e do encontro oralmente
Os relatos do Avançando na Prática ficou para o próximo encontro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário