terça-feira, 12 de maio de 2009
Ampliando nossas referências
O texto Ampliando nossas referências foi realizado em 3 grupos
Gêneros Textuais: definição e funcionalidade
Luiz Antônio Marcuschi
Questões sobre o texto referência
1.Por que gêneros não são instrumentos estanques e enrijecedores da ação criativa?
R: Porque há necessidade de se criar novos gêneros conforme a evolução sociocultural, como por exemplo os gêneros textuais. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)
Porque são maleáveis, flexíveis, surgem de acordo com as necessidades socioculturais. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)
Assim como o munod evolui, a língua que está em constante mutação, absorve essa transformação, aprimorando-se cada vez mais. ( Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)
2. Por que os gêneros são caracterizados como práticas discursivas, ou práticas sociocomunicativas, e não como práticas linguísticas?
R: Por ser usado na prática de comunicação, nas funções interativas do que pela sua forma. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)
Os gêneros não são práticas cristalizadas, eles se modificam e se integram à cultura em que se desenvolvem. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)
O valor imensurável das práticas discursivas e sociocomunicativas é incomparável à prática linguística. ( Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)
3. A palavra "suporte" aparece várias vezes no texto para designar algo ligado ao texto e ao gênero. A partir do contexto, a que você acha que ela se refere? Dê alguns exemplos.
R: Ao contexto em que ele é apresentado (revista, jornal, vídeo, televisão e internet). (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)
O meio, o veículo onde o gênero, o texto vai ser propagado. Ex.: artigo científico, em revista científica; artigo de divulgação científica, em jornal. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)
É um meio para a prática comunicativa social para se firmar a partir de diferentes textos. Ex.: internet, revista... ( Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)
4. A partir do que diz o texto, como você acha que surgem novos gêneros?
R: A partir de gêneros já existentes, há uma adequação quanto ao uso e ao avanço em relação a demanda sociocultural. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)
De acordo com as necessidades culturais, as inovações tecnológicas, que propiciam o surgimento de novos gêneros. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)
Surgem de outros gêneros capazes de propiciar a formação de novos e abrigá-los. (Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)
5. Por que desaparecem gêneros antigos?
R: Há um aprimoramento de novos gêneros, suprindo de formas eficientes as necessidades atuais. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)
Como tudo muda, evolui, os gêneros acompanham essa nova realidade, ora desaparecendo, ora se transformando. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)
Aparecem novos gêneros que substituem os já existentes. (Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)
6. Como se comportam os novos gêneros em relação às fronteiras entre oralidade e escrita?
R: Vão criando vários códigos no seu uso, novas maneiras de se expressar, estreitando a oralidade e a escrita. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)
Até alguns anos atrás, "falava-se" de um jeito (linguagem coloquial) e "escrevia-se" de outro (linguagem culta).
Hoje cada vez mais escreve-se como se fala: cai por terra a visão dicotômica entre oralidade e escrita. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)
Há uma variedade enorme sociocultural que derruba esse limite entre oralidade e escrita. (Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)
7. Que aspectos podem servir de critério para a classificação de um gênero?
R: os aspectos sociocomunicativos e funcionais, sem desprezar a forma. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)
Em muitos casos, as formas determinam os gêneros; em outros, as funções. Por vezes, o suporte ( o veículo) é que determina os gêneros. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)
práticas discursivas, sociocomunicativas e linguísticas. (Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário