terça-feira, 12 de maio de 2009

Ampliando nossas referências




O texto Ampliando nossas referências foi realizado em 3 grupos

Gêneros Textuais: definição e funcionalidade
Luiz Antônio Marcuschi

Questões sobre o texto referência

1.Por que gêneros não são instrumentos estanques e enrijecedores da ação criativa?

R: Porque há necessidade de se criar novos gêneros conforme a evolução sociocultural, como por exemplo os gêneros textuais. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)

Porque são maleáveis, flexíveis, surgem de acordo com as necessidades socioculturais. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)

Assim como o munod evolui, a língua que está em constante mutação, absorve essa transformação, aprimorando-se cada vez mais. ( Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)

2. Por que os gêneros são caracterizados como práticas discursivas, ou práticas sociocomunicativas, e não como práticas linguísticas?

R: Por ser usado na prática de comunicação, nas funções interativas do que pela sua forma. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)

Os gêneros não são práticas cristalizadas, eles se modificam e se integram à cultura em que se desenvolvem. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)

O valor imensurável das práticas discursivas e sociocomunicativas é incomparável à prática linguística. ( Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)

3. A palavra "suporte" aparece várias vezes no texto para designar algo ligado ao texto e ao gênero. A partir do contexto, a que você acha que ela se refere? Dê alguns exemplos.

R: Ao contexto em que ele é apresentado (revista, jornal, vídeo, televisão e internet). (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)

O meio, o veículo onde o gênero, o texto vai ser propagado. Ex.: artigo científico, em revista científica; artigo de divulgação científica, em jornal. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)

É um meio para a prática comunicativa social para se firmar a partir de diferentes textos. Ex.: internet, revista... ( Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)

4. A partir do que diz o texto, como você acha que surgem novos gêneros?

R: A partir de gêneros já existentes, há uma adequação quanto ao uso e ao avanço em relação a demanda sociocultural. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)

De acordo com as necessidades culturais, as inovações tecnológicas, que propiciam o surgimento de novos gêneros. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)

Surgem de outros gêneros capazes de propiciar a formação de novos e abrigá-los. (Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)

5. Por que desaparecem gêneros antigos?

R: Há um aprimoramento de novos gêneros, suprindo de formas eficientes as necessidades atuais. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)

Como tudo muda, evolui, os gêneros acompanham essa nova realidade, ora desaparecendo, ora se transformando. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)

Aparecem novos gêneros que substituem os já existentes. (Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)

6. Como se comportam os novos gêneros em relação às fronteiras entre oralidade e escrita?

R: Vão criando vários códigos no seu uso, novas maneiras de se expressar, estreitando a oralidade e a escrita. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)

Até alguns anos atrás, "falava-se" de um jeito (linguagem coloquial) e "escrevia-se" de outro (linguagem culta).
Hoje cada vez mais escreve-se como se fala: cai por terra a visão dicotômica entre oralidade e escrita. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)

Há uma variedade enorme sociocultural que derruba esse limite entre oralidade e escrita. (Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)

7. Que aspectos podem servir de critério para a classificação de um gênero?

R: os aspectos sociocomunicativos e funcionais, sem desprezar a forma. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)

Em muitos casos, as formas determinam os gêneros; em outros, as funções. Por vezes, o suporte ( o veículo) é que determina os gêneros. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)

práticas discursivas, sociocomunicativas e linguísticas. (Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário