terça-feira, 12 de maio de 2009
2º Encontro - 1ª aula do Gestar II de Língua Portuguesa
O 1º encontro do Gestar II de Língua Portuguesa aconteceu no dia 05/05 na Casa do Educador às 17h40.
Começamos em círculo, a discutir sobre Gêneros Textuais , já que a UNIDADE 9 fala de conhecimento prévio. Os participantes deram a sua opinião sobre o assunto, comentaram pontos importantes da UNIDADE, contaram experiências em relação ao Gêneros Textuais em sala de aula, discutiram o tema que permeava a UNIDADE 9.
O próximo passo, dividi a turma em 3 grupos(como a UNIDADE tem 3 seções), cada grupo ficou com uma atividade da seção. Em cada mesa tinha o número da seção, além dessa atividade todos os grupos fizeram a atividade do texto de referência. Depois voltaram para o círculo e discutiram as respostas, quais turmas poderiam aplicar as atividades estudadas, deram exemplos de atividades parecidas com as que estávamos realizando.
Parada para o lanche.
Fiz uma outra atividade extra com os 3 grupos: Cada grupo recebeu material: papel madeira, canetinha, folhas de papel ofício... para realizar a seguinte atividade:
1ª Seção - GÊNERO TEXTUAL : PROPAGANDA
EMISSOR : ESCOLA ( ALUNOS, PROFESSORES, DIRETOR E DEMAIS FUNCIONÁRIOS)
RECEPTOR : COMUNIDADE ESCOLAR E PÚBLICO EM GERAL
OBJETIVO: DIVULGAR O EVENTO E CONVIDAR O PÚBLICO A PARTICIPAR.
2ª Seção - GÊNERO TEXTUAL : NOTÍCIA
DOMÍNIO DISCURSIVO : JORNALÍSTICO
EMISSOR : ALUNO
RECEPTOR : LEITORES DO REFERIDO JORNAL, PÚBLICO DIVERSIFICADO
OBJETIVO : NOTICIAR O EVENTO “FESTIVAL DE MÚSICA”
3ª Seção - GÊNERO TEXTUAL : REQUERIMENTO
EMISSOR : ALUNOS DA TURMA X
RECEPTOR: DIRETOR DA ESCOLA X
OBJETIVO : SOLICITAR APLICAÇÃO DO DINHEIRO ARRECADADO PELO FESTIVAL NAQUILO QUE OS ALUNOS JULGARAM SER PRIORIDADE NO MOMENTO.
Depois cada grupo apresentou sua atividade e o que ficou com o Gênero Textual: Requerimento teve um pouco de dificuldade, devido a ter pouco contato com esse tipo, daí surgiram várias discussões acerca do assunto.
lembrete: Pedi que lessem a UNIDADE 10 p/ nosso próximo encontro dia 19/05.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário