segunda-feira, 8 de junho de 2009

Unidade 12 - 08/06/09



Hoje terminamos o TP3 com a Unidade 12

Fizemos um apanhado das duas últimas unidades e os relatos do Avançando na Prática das Unidades 11 e 12 ficaram para o início da aula do nosso próximo encontro que será dia 16/06.

Realizamos a atividade da Oficina 6 - Unidade 12 - A partir do texto "Composição: O salário mínimo" dividi a turma em dois grupos. O 1º grupo enumerou argumentos confirmando que o texto é um exercício de redação escolar.

Resposta do grupo 1:

* Quando o narrador menciona que espera que a professora dê boa nota sobre o que ele pensa do tal salário mínimo;
* A estrutura dos parágrafos mostra que houve uma orientação prévia para a elaboração do texto: uma dica de entrevista com o pai, avô, por exemplo;
* O título - Composição: O salário mínimo;
* respostas prontas: ex.: Meu pai diz que o salário mínimo é um dinheiro que não serve pra nada;
* Correções feitas pelo professor.


Resposta do grupo 2 - enumerar argumentos que mostrem não se tratar de um exercício escolar

* Contém violência doméstica - 2º parágrafo;
* O vocabulário é inadequado no ambiente familiar - 3º parágrafo;
* Apologia a violência - 5º parágrafo;
* Mal exemplo do pai - 6º parágrafo


Logo após passamos para as atividades das seções

Seção 1 - Gêneros textuais e sequências tipológicas

Atividade 1 (página 144) - Quadrilha

O grupo dramatizou o texto:

Monólogo: Retirante de 40 anos

Meus companheiros, o que eu vou lhe falar é a pura verdade
Não se avexe e nem fique com pena de mim.
Eu sou o infeliz do João
Que ama a bendita da Maria
Ou quem sabe a naldita
Ela nem me dava bola
Só vivia atrás do Raimundo
Mas eu na inocência acreditava que um dia ela seria minha
Bem feito, porque Raimunod não amava Tereza
Ele amava a Mariazinha.
E mariazinha, menina fasceira
Nem dava confiança para Raimundo,
Só dava confiança para Joaquim.
Joaquim era um homem apanhado,
De vestes luxuosas, dava gosto de ver, emnina!
Ele queria a prima Lili,
Cabra da peste!
A mulher tem esse nome, minha gente,
Lili Carabina.
Ela não amava ninguém,
Vocês devem entender porque, né!
Eu fui embora para bem longe,
Para os Estates.
Teresa para donde ela sempre teria que ter ido,
Mas vale, ela casada com Cristo, do que com outro.
Raimundo coitado, foi morar nas cidades dos pés juntos,
Morreu!!!
Maria tá solteira até hoje,
Cuidando dos sobrinhos.
Joaquim se suicidou tomando manga com leite.
Lili se juntou com tal de Pinto,
Um forasteiro que apareceu na cidade,
Ninguém, mas ninguém mesmo, sabia da procedência.
Ocês estão com pena de eu,
Fica não, porque eu fui o único que se deu bem,
Porque estou aqui, contanto a história para vocês.

Equipe: Luciana e Aline

Seção 2 - Sequências tipológicas em gêneros textuais - Atividade 5 (páginas 157 e 158)

Escrever uma carta às empresa(s) escolhida(s), justificando o pedido e uma outra a alguém muito íntimo, fazendo o mesmo pedido. Precisam de um patrocínio para o campeonato de futebol ou outro esporte qualquer.

a) São Pedro da Aldeia, 08 de junho de 2009

Sr. José Ribeiro
Presidente da Empresa de Laticínios Aldeense

Prezado Senhor

Vimos muito respeitosamente pedir a ajuda desta honrada empresa para patrocinar à compra dos uniformes de nossos alunos, que participarão de um campeonato de futebol no próximo mês.
Tendo em vista a valorização que esta empresa dedica ao esporte em nosso município, aguardamos uma resposta favorável.

Atenciosamente,

Profª Maria do Céu e a turma 900 da Escola Aldeense de Desporto

b) Papai,

Como vai?
Você que sabe a dedicação de sua filha por seus alunos, que sempre me incentivou a continuar lutando por meus ideais, vai atender o meu pedido: por favor, preciso de um patrocínio para comprar os uniformes para o próximo campeonato da escola.
Se você não me ajudar, será difícil realizar esse projeto.

Um grande abraço.
Sua filha Maria do Céu

c) identificar as sequências tipológicas nos textos:

Ambas possuem a sequência injuntiva (se referindo a alguém)
narrativa e descritiva pois descrevem o campeonato e tecem comentários sobre ele.
Argumentativa porque procuram meios de convencer o destinatário.
Na 1ª carta, há formalidade em todas as sequências tipológicas citadas, enquanto que na 2ª, o tom intimista e informal predomina.

Equipe: Ana Cláudia e Elizete

Seção 3 - A intertextualidade entre gêneros textuais

Atividade 9 - Criar um comercial de algum produto seguindo a estrutura do texto "Balas para crescimento"

Apresentação: Comprimidos do Respeito

Composição:Cada comprimido contém uma dose de amor, paciência, obediência, solidariedade, fé, companheirismo e outras virtudes.


Informações ao Paciente
: Deve estar sempre perto dos filhos, pais, alunos, professores, diretores, funcionários da escola, amigos, crianças, adultos, para ser usado sempre que houver necessidade.

Indicações:
* Comprimido do amor - canaliza você para uma eterna paixão.

* Comprimido da humildade - implica em sua simplicidade, neutralizando todos a sua volta.

* Comprimido da paciência - com três doses, acalma, relaxa e dorme que uma beleza.

* Comprimido da tolerância - traz a mansidão, abre a sua mente, é fortificante.

* Comprimido da obediência - combate o estresse, o desânimo e acalma os agitados.

* Comprimido do controle - paralisa, impedindo a voz alta, a agressividade, traz a paz, arrependimento.

Efeitos colaterais:Pode causar tristeza

Reações adversas:: Durante o tratamento o paciente poderá se sentir agitado.

Validade:Agora e sempre

Equipe: Sheila e Lúcia Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário