No dia 16/06 realizamos o encontro do TP4 - Unidade 13
Antes de iniciarmos a nossa aula da Unidade 13, os cursistas comentaram sobre as atividades do "Avançando na Prática" das Unidades 11 e 12
Relatórios:
Professora: Vanda Meirelles
Unidade 11 (pág. 109)
Preparei uma dinâmica com duas turmas da EJA (V e VI fases), aproveitando para fixar as palavras determinantes dos substantivos, principalmente os adjetivos.
Pedi que os alunos pensassem num objeto sem dizer o nome. Conforme ia fazendo a descrição, os alunos tentaram adivinhar a resposta. Depois, chegou a vez de alguns voluntários e a turma gostou bastante do jogo.
A partir daí, passamos para a produção textual, estimulando o aluno a escrever um texto, descrevendo um objeto de grande valor pessoal, dando o maior número de informações possíveis, só identificando-o no final do texto. Aproveitando a oportunidade, pedi para a turma desenhar e pintar o objeto descrito.
A professora Elizete fez a mesma atividade com a turma do 9º ano
1ºmomento: Jogo - A classe foi dividida em grupos.
2º momento: Um grupo disse secretamente a um representante do outro grupo o nome de um objeto.
3º momento: Esse representante, diante da classe, descreveu o objeto sem dizer o nome.
4º momento: Os membros de seu grupo tentaram identificar o objeto pela descrição.
5º momento: Estipulei um tempo.
6º momento: Ganhou ponto o grupo que adivinhou, dentro do prazo estipulado, o objeto descrito.
7º momento: Findo o jogo, cada aluno escreveu um texto descrevendo um objeto de grande valor pessoal. O desfio foi dar o maior número de informações possíveis, mas identificá-lo apenas na última linha do texto.
8º momento: Roda de leitura.
OBS.: Os alunos realizaram as atividades propostas com interesse. O jogo foi bem aceito pela turma, houve participação de todos os alunos. Na roda de leitrua, aproveitei para trabalhar coerência, objetividade, etc.
Texto da aluna: Karoline dos Santos Souza
Minha companheira
Tenho algo que gosto muito, ela é preta, pequena, tem muitos chaveiros, muitas letras, a cada página encontro uma história, uma solução para meus problemas e motivos para continuar. Eu gosto muito dela. Ganhei da minha tia, faz uns dois anos, está um pouco descolada, mas dá para ler e estudar. Pretendo comprar uma maior e mais explicada, enquanto não compro tenho que ficar com essa, cuidar bem e acima de tudo meditar,para que a cada dia eu fique firme na presença de Deus, pois esse objeto é sagrado, é a minha Bíblia Sagrada.
A Professora Lúcia Helena praticou essa atividade com a turma do 6º ano,
grupo A contra grupo B. Cada grupo descrevia o seu objeto e o grupo adversário depois cada grupo relatava na frente o objeto.
A professora teve dificuldades de realizar essa atividade devido as turmas serem grandes e agitadas, mas mesmo assim achou que a atividade mudou a rotina.
Atividade da professora Ana Cláudia - p. 124 e 125: Tipos descritivo e narrativo -Unidade 11
Aplicou a atividade com a turma do 8º ano.
1º Apresentei aos alunos a foto de uma senhora chorando. Pedi que falassem o que estavam vendo, como era a senhora, o que poderia ter acontecido para ela reagir daquele jeito;
2º Após a discussão, pedi que fizessemmum parágrafo descritivo, em rascunho descrevendo características físicas e psicológicas da senhora;
3º Depois, pedi que fizessem um parágrafo narrativ, contando a história da senhora, o que teria acontecido para ela ficar daquele jeito;
4º Após comentários, pedi que juntassem os dois parágrafos e compusessem um texto, em dupla, com mais parágrafos, sobre tudo o que foi discutido e analisado;
5º Por fim, comentamos que o texto descritivo enumera as características de uma pessoa e o narrativo apresenta uma sequência de ações. O texto formado por eles foi uma mescla de ambos os tipos.
Texto das alunas: Samantha e Vanessa
Turma: 801
Deslizamento de Terra mata um inocente em São Paulo
Uma senhora de 65 anos de idade, desesperada sofre pela morte de seu filho Henrique de 27 anos, que faleceu em um deslizamento de terra.
Um barranco desmoronou e caiu sobre sua casa, deixando-o soterrado e sem nenhuma chance de sobreviver.
Dona Alzira além de perder sua casa, perdeu também tudo o que tinha de mais valioso, seu único filho.
Triste e amargurada, Dona Alzira, fica a pensar como será sua vida daqui pra frente, sem casa, sem filho, seu maior tesouro, enfim sem vida.
Esta é uma história fictícia, mas que nos faz pensar no bem mais precioso que temos: a família, sem ela a vida não vale a pena, então ame sua família acima de tudo, e se dedique a ela a cada dia, porque se um dia a perder, sua vida não terá mais sentido.
Unidade 12 – Gêneros Textuais na modalidade escrita
Turma: EJA
Cursista: Maria José
Relatório
Após uma breve introdução, recordando as principais características de gêneros textuais(cartas ou bilhetes) que são para pessoas íntimas. Perguntei aos alunos quem têm costume de fazer esse tipo de correspondência, que assuntos predominam, que tratamento usam com o objetivo de auxiliar os alunos no uso de tipos e gêneros textuais pertinentes.
A partir daí apresentei a turma duas propostas de trabalho:
1ª construir uma carta-convite a um amigo(a) convidando para participar da festa julina da Escola que acontecerá no dia 11 de julho de 2009;
2ª Elaborar um cartaz de divulgação interna para anunciar a festa julina, inclusive fazer entre eles a eleição do título para esta festa.
As propostas desenvolvidas resultaram em um alto nível de aprovação dos alunos, pois através dessas produções os alunos visualizaram a oportunidade de se revelarem, onde para isso, é importante que eles escolham o destinatário e que, eventualmente, as produções não cheguem a eles, onde o importante é incentivá-los a se expressarem.
Quanto a 2ª proposta:
Após de eleito o trabalho foi corrigido pela turma e finalmente entregue a Diretora para expor no mural da Escola.
Concluímos que vamos insistir na idéia da intertextualidade, já que foi tão enfatizada em nosso trabalho, porque o importante é perceber que nossa interação é criada a partir de nossas experiências, e que linguagem é também o resultado dessa soma. Ao produzir um texto, oral ou escrito, escolhemos gêneros e tipos textuais que fazem parte de nossa cultura, e que estão abertos a reutilização e “contágios”. Gêneros e tipos textuais se alteram e se provêm uns aos outros, dando margem às novas criações. Os alunos, além dos conteúdos aprendidos, perceberam-se importantes, pois foram os autores pelo material de divulgação da festa da escola.
Luciana da Silva Porto
Turma: 7º ano
Unidade 11
1º momento: Dividi a turma em dois grupos, A e B.
2º momento: Pedi para que cada componente do grupo fizesse uma descrição física de um objeto sem escrever o nome, dizendo para que serve e onde normalmente é encontrado;
3º momento: Dei um tempo adequado para que desenvolvesse essa atividade;
4º momento: Cada integrante dos grupos leram em voz alta para o outro grupo adivinhar;
5º momento: Depois da brincadeira, pedi a eles que escrevessem um texto descrevendo um objeto de grande valor pessoal, com o desafio de dar o maior número de informações possíveis, identificando somente na última linha do texto.
Obs.: Modifiquei a brincadeira porque a turma tem dificuldade em interagir com os outros alunos, desta forma achei melhor, pois uma ajudava o outro, unindo os grupos e dando mais segurança na hora da leitura. O grupo ganhador foi o grupo A.
Atividade da professora Sheila - Unidade 12 pág. 172 e 173
A aula começou com um texto no quadro "Balas para o crescimento". Perguntei qual a característica que existe no texto e com que se parecia. depois mostrei no próprio livro a receita culinária, propaganda e em seguida a bula, falei sobre revistas, jornais etc. Expliquei que são Gêneros Textuais.
Depois de conversarmos, pedi que fizessem uma trasnposição de gênero, usando a criatividade, mas que utilizassem a característica da bula.
Divididos em grupo, cada um vez o seu texto:
Texto do grupo: Luiz Filipe, Jean Lucas, Vinícius Medeiros e Jordi - Turma: 801
Receita para um mundo melhor
Apresentação: Bolo da paz
Composição: O bolo contém ingredientes como solidariedade, uma xícara de amor, sete colheres de paz, uma pitada de fraternidade, companheirismo, amizade e caridade a gosto.
Informações ao paciente: Não misturar com ódio e raiva, ingerir quando estiver triste e desamparado para acalmar.
Indicação:
Uma fatia: Ajuda a lhe manter calmo
Duas fatias: Deixa-lhe alegre e evita a tristeza
Três fatias: Aumenta as suas doses de amizade
Quatro fatias: Aumenta o amor no coração.
O bolo todo: tem todas as qualidades como te deixar tão animado que você nunca se sentirá mal, mas às vezes falha.
Efeitos colaterias: A pessoa pode estar amando e apaixonado, quando se decepcionar o coração pode se machucar e sofrer durante um dia.
Validade: Nunca acaba
Depois fiz umas perguntas sobre semelhanças dos gêneros, a estrutura do texto, sentidos do texto...
Saindo dessa parte partimos para nossa aula da Unidade 13
1º momento - Conversa inicial do texto de Silviane Bonaccorsi Barbatto, falando da escrita.
2º momento - Falamos sobre letramento e partimos para o texto do Ampliando nossas referências, debatemos sobre o texto.
Discutimos sobre as práticas de leitura de Patativa do Assaré e de Paulo Freire e perguntei sobre as práticas de leitura de cada cursistas.
3º momento: Partimos para atividades em grupo por seções:
seção 1Atividade 7 - página 28 e 29
Criar um cartaz com imagens e textos para que outros grupos identificassem as informações contidas no cartaz, as construções linguísticas utilizadas, para quem foram escritos, para que servem.
grupo: Luciana, Maria José e Sheila
Seção 2: Letramento e diversidade cultural - paginas: 32 e 33
Responder as perguntas da atividade 8
Grupo: Aline, Jaqueline e Lúcia Helena
Seção 3: Atividade 12 - página 45
Utilizando a imagem da página 45, descrever os passos que utilizaria no planejamento da atividade
Grupo: Vanda, Ana Cláudia e Elizete
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário