segunda-feira, 8 de junho de 2009
Unidade 11 - 25/05/09
A cada encontro dividimos a turma por seções para debatermos os assuntos abordados em cada uma delas.
Na seção 1 - Sequências Tipológicas: descrição e narração
Foi escolhida a atividade 6(página 108) - "A barata saiu caro" - Pedi ao grupo para inserir adjetivos para descrever a passageira.
A barata viajante saiu caro
_ Baraata enoorme!...Baraata gigaante!
os berros ensurdecedores da exagerada passageira fizeram com que o paciente motorista do ônibus que viajava de Rio Claro à pacata Ajapi, no interior de São paulo, olhasse imediatamente para trás.
_baraata horroroosa!
Foi ele se virar e o ônibus, que seguia seu rumo, se desgovernou. A histérica passageira manteve-se firme:
_Baraata medoonha!
Em poucos e velozes segundos, o veículo sem controle chocou-se contra uma inerte árvore descascada. Vinte e seis pessoas inocentes ficaram levemente feridas e indignadas.
Ana Cláudia, Elizete, Vanda
Seção 2 - Atividade 11 (página 114 e 115)
O grupo respondeu no próprio livro.
Seção 3 (página 114) - atividade 15 -
Criar um terceiro quadrinho, desenhando duas aranhas grudadas no teto e imagine o que uma diria para a outra.
O grupo desenhou e escreveu: É o fim!!! Olhe só, dois gatos de cabeça para baixo e duas lagartixas andando de lado.
Depende do ponto de vista de cada um ou do ângulo em que cada um se encontra.
Grupo: Luciana, Sheila e Aline
Atividade: Avançando na Prática das Unidades 9 e 10
Relatos dos cursistas
Página 64 e 65 - O Jornal na sala de aula
Texto 2 - Gênero: (anúncio) classificadoO Jornal na sala de aula
Turma: 503
Cursista: Maria José
Esta experiência representa uma proposta de sistematização do uso do jornal na sala de aula, com a turma 503, utilizando diversos tipos de textos, os alunos são incentivados a ler, dramatizar, recontar oralmente, criar e recriar textos modificando elementos, entre outras porpostas de leitura e produção escrita.
No entanto, embora o jornal estivesse presente na proposta do trabalho, a leitura do jornal foi feita por meio de recortes selecionados, atendendo a interesses específicos ou suplementos voltados para o público adolescente.
O jornal é um recurso de grande riqueza, acessível à comunidade escolar e, também, por apresentar uma variedade de textos muito importantes para o desenvolvimento da leitura e escrita. Po meio dos jornais, a linguagem pode ser tratada, não só como conteúdo de português, mas como elemento histórico, contextualizado, necessário á convivência social, com um caráter interdisciplinar.
Os objetivos da experiência foram:
* Instrumentalizar os alunos para a leitura crítica não só dos textos, mas do mundo que o cerca;
* Favorecer a percepção da ideologia presente na notícia veiculada nas imagens e no texto escrito;
* Favorecer o contato com diferentes textos/anúncios, etc.
Desenvolveram-se atividades em que estiveram em foco tanto a leitura quanto a produção de textos jornalísticos, foram feitas propostas de pesquisa, leituras. Para isso, foi importante criar espaço para que o aluno relamente lesse o jornal, comentasse o que leu com o grupo e discutisse sua interpretação, para que tivessem condições de avaliar os anúncios apresentados para daí elaborarem o seu painel de anúncios. ( Para expor no corredor cultural no chá literário).
Finalmente, com o jornal, a linguagem pôde ser tratada como conteúdo nas aulas de Português e como expressão histórica, contextualizada, necessária à convivência social. Por ser um instrumento diretamente ligado as situações do cotidiano. O jornal propiciou um trabalho interdisiciplinar , uma vez que, traz em si contradições e conhecimentos das diferentes disciplinas.
Avançando na Prática da Unidade 9 - Biografia
Cursista: vanda Meirelles
Turma: VI Fase - EJA
Acho importante o aluno perceber o outro, conhecer a sua vida, querer as atividades propostas, optei pela biografia.
Trabalho na E.M.Francisco Paes de Carvalho Filho e levei esta proposta para a VII Fase da EJA.
Segui as seguintes etapas para o desenvolvimento do trabalho em sala:
1ª Perguntei o qwue significava a palavra biografia. Poucos sabiam e entrei na definição;
2ª - Pedi que diferenciasse biografia de autobiografia, explicando o significado do radical auto;
3ª Li a biografia de Carlos Drummond de Andrade, fizemos comentários, observando a pessoa do discurso (3ª pessoa);
4ª Fazer a biografia de uma pessoa importante em sua vida.
Mais duas cursistas realizaram a atividade da biografia com suas turmas: Luciana, Elizete
Unidade 10: Trabalhando com Gêneros Textuais
materialç utilizado: jornal e cartolina
turma: 7º
Cursista: Jaqueline da Costa Vieira
A atividade foi realizada na Escola Municipalizada Capitão Costa, na aula de Produção Textual do 7º ano.
Para realizar a atividade, os alunos usaram como material o jornal e a cartolina.
A atividade foi exercitada enm 4 aulas. Nas duas primeiras aulas, a professora apresentou diversos textos para os alunos e discutiu com eles sobre: "O que é texto?", os tipos de linguagens de um texto e gênero textual. E nas duas segundas aulas, a professora e os alunos levaram jornais para a sala.
A turma foi dividida em grupos. Cada grupo recebeu alguns jornais e analisaram seus textos. Conforme o conhecimento prévio de cada aluno, os grupos selecionaram gêneros textuais, identificando-os.
Com essa atividade foi possível verificar que alunos tinham conhecimento muito superficial do que é texto e que, por terem pouco contato com diferentes gêneros, apresentaram dificuldades para identificá-los.
Porém, a atividade foi muito satisfatória, pois os alunos trabalharam em equipe e construíram juntos o conceito "gênero textual". Dessa forma, foram motivados a conhecer e reconhecer novos gêneros textuais.
Unidade 10 - Avançando na Prática
Página 65 - Texto 2
Gênero: (anúncio)
Turma: 6º ano
Cursista: Aline Corôa
Realizei esta atividade com turma do 6º ano, turno vespertino. Antes de lançar atividade, expliquei o que é uma propaganda o objetivo específico e mostrei vários exemplos como: jornais e revistas. Dividi a turma em grupos de três ou quatro alunos, a proposta foi que todos criassem um produto inédito, produzissem o desenho, a propaganda e logo em seguida apresentassem para os colegas de classe.
A avaliação foi constante durante todo o período de realização da atividade, apresentando um resultado satisfatório, pois pude conhecer melhor alguns alunos que nas aulas não se desenvolvem com tanta prontidão como fizeram nesta produção.
Série: 5ª(6º ano)
Cursista: Rose Aparecida da Silva Augusto
Atividade: Trabalhando com fábulas
Valorizo muito a leitura oral, pois acho que o aluno ouvindo o que l~e, compreende mais. Entâo sempre, em minhas aulas, tem esse momento, visando melhorar a oralidade, prestar atenção nas palavras que não conhece, perder a timidez, a qual é comum na leitura em voz alta, trabalhar gêneros textuais diferentes para que faça comparações, etc.
No dia 19/06 propus a leitura oral de três fábulas, cada uma na versão de um escritor diferente. A Cigarra e a Formiga, de Regina Drummond, em forma de poesia; A Cigarra e a Formiga, de Ruth Rocha, texto em prosa e A Cigarra e as Formigas(a formiga boa), de Monteiro Lobato.
Cada aluno lia uma parte dos textos ou o texto inteiro e, durante a leitrua eu ia chamando a atenção para o gênero textual, as rimas, a atitude da formiga nos três textos, a ideia de trabalho contida na fábula(trabalho = a esforço físico; trabalho = de esforço físico), as características de uma fábula, como personagens, temas, intenções do autor, conclusões do leitor.
Após a leitrua, foi proposta uma atividade de interpretação.
Concluindo, a leitura e a feitura das atividades foram enriquecedoras, houve paarticipação ativa de todos e interesse nas histórias. Foi tão gratificante que na avaliação do bimestre aproveitei o tema Fábulas.
Turma: EJA - VII Fase
Cursista: Maria José Conceição
Apresentei aos alunos várias gravuras para a seguinte proposta:
1ª- Após feita a escolha
2ª - Construir um pequeno parágrafo descritivo e narrativo imaginando ações que possam estar ocorrendo, ou tenham ocorrido.
O objetivo da proposta foi possibilitar ao aluno a inferir, pelos significados das palavras, o que são tipos textuais e sua classificação. Buscou-se um nível de aprendizado de acordo com a vivência, interesse e participação. Desenvolveu, ainda, a interação dos alunos com a grande diversidade de materiais escritos, facilitando-lhes a percepção dos vários usos sociais da escrita e da leitrua. Assim, trabalhar o conteúdo "classes gramaticais" de forma contextualizada, privilegiando os processos, de leitura e escrita.
Durante a experiência, adotou os procedimentos básicos:
. Definição de temática a ser trabalhada (escolha da gravura);
. Desenvolvimento da oralidade, na qual os alunos teriam oportunidade, de expor suas ideias e experiênicas de vida; discussão sobre o tema, comentá-los; fazer consultas bibliográficas;
. Produção de diversos tipos de textos: poemas, história em quadrinhos, textos argumentativos, etc.;
. Reestruturação dos textos a partir do confronto entre os textos e da leitura conjunta e discussão de um dos textos;
. Apesar do curto espaço de tempo para avaliar os resultados da experiência, constatei muitas mudanças positivas que, nas palavras dos alunos, me autorizam a afirmar que esta experiência resgatou um pouco de algo perdido em nós: nos alunos, a autoestima; em mim, o prazer de ensinar e aprender no universo da leitura e escrita de forma crítica, reflexiva e criativa.
Coloquei alguns relatos, pois alguns escolheram a mesma atividade. Os cursistas estão colocando suas atividades na pasta (portfólio).
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