segunda-feira, 8 de junho de 2009

Unidade 11 - 25/05/09






A cada encontro dividimos a turma por seções para debatermos os assuntos abordados em cada uma delas.

Na seção 1 - Sequências Tipológicas: descrição e narração

Foi escolhida a atividade 6(página 108) - "A barata saiu caro" - Pedi ao grupo para inserir adjetivos para descrever a passageira.


A barata viajante saiu caro
_ Baraata enoorme!...Baraata gigaante!
os berros ensurdecedores da exagerada passageira fizeram com que o paciente motorista do ônibus que viajava de Rio Claro à pacata Ajapi, no interior de São paulo, olhasse imediatamente para trás.
_baraata horroroosa!
Foi ele se virar e o ônibus, que seguia seu rumo, se desgovernou. A histérica passageira manteve-se firme:
_Baraata medoonha!
Em poucos e velozes segundos, o veículo sem controle chocou-se contra uma inerte árvore descascada. Vinte e seis pessoas inocentes ficaram levemente feridas e indignadas.

Ana Cláudia, Elizete, Vanda

Seção 2 - Atividade 11 (página 114 e 115)

O grupo respondeu no próprio livro.

Seção 3 (página 114) - atividade 15 -

Criar um terceiro quadrinho, desenhando duas aranhas grudadas no teto e imagine o que uma diria para a outra.

O grupo desenhou e escreveu: É o fim!!! Olhe só, dois gatos de cabeça para baixo e duas lagartixas andando de lado.

Depende do ponto de vista de cada um ou do ângulo em que cada um se encontra.

Grupo: Luciana, Sheila e Aline


Atividade: Avançando na Prática das Unidades 9 e 10

Relatos dos cursistas

Página 64 e 65 - O Jornal na sala de aula

Texto 2 - Gênero: (anúncio) classificadoO Jornal na sala de aula
Turma: 503
Cursista: Maria José

Esta experiência representa uma proposta de sistematização do uso do jornal na sala de aula, com a turma 503, utilizando diversos tipos de textos, os alunos são incentivados a ler, dramatizar, recontar oralmente, criar e recriar textos modificando elementos, entre outras porpostas de leitura e produção escrita.
No entanto, embora o jornal estivesse presente na proposta do trabalho, a leitura do jornal foi feita por meio de recortes selecionados, atendendo a interesses específicos ou suplementos voltados para o público adolescente.
O jornal é um recurso de grande riqueza, acessível à comunidade escolar e, também, por apresentar uma variedade de textos muito importantes para o desenvolvimento da leitura e escrita. Po meio dos jornais, a linguagem pode ser tratada, não só como conteúdo de português, mas como elemento histórico, contextualizado, necessário á convivência social, com um caráter interdisciplinar.
Os objetivos da experiência foram:
* Instrumentalizar os alunos para a leitura crítica não só dos textos, mas do mundo que o cerca;
* Favorecer a percepção da ideologia presente na notícia veiculada nas imagens e no texto escrito;
* Favorecer o contato com diferentes textos/anúncios, etc.
Desenvolveram-se atividades em que estiveram em foco tanto a leitura quanto a produção de textos jornalísticos, foram feitas propostas de pesquisa, leituras. Para isso, foi importante criar espaço para que o aluno relamente lesse o jornal, comentasse o que leu com o grupo e discutisse sua interpretação, para que tivessem condições de avaliar os anúncios apresentados para daí elaborarem o seu painel de anúncios. ( Para expor no corredor cultural no chá literário).
Finalmente, com o jornal, a linguagem pôde ser tratada como conteúdo nas aulas de Português e como expressão histórica, contextualizada, necessária à convivência social. Por ser um instrumento diretamente ligado as situações do cotidiano. O jornal propiciou um trabalho interdisiciplinar , uma vez que, traz em si contradições e conhecimentos das diferentes disciplinas.

Avançando na Prática da Unidade 9 - Biografia
Cursista: vanda Meirelles
Turma: VI Fase - EJA


Acho importante o aluno perceber o outro, conhecer a sua vida, querer as atividades propostas, optei pela biografia.
Trabalho na E.M.Francisco Paes de Carvalho Filho e levei esta proposta para a VII Fase da EJA.
Segui as seguintes etapas para o desenvolvimento do trabalho em sala:
1ª Perguntei o qwue significava a palavra biografia. Poucos sabiam e entrei na definição;
2ª - Pedi que diferenciasse biografia de autobiografia, explicando o significado do radical auto;
3ª Li a biografia de Carlos Drummond de Andrade, fizemos comentários, observando a pessoa do discurso (3ª pessoa);
4ª Fazer a biografia de uma pessoa importante em sua vida.

Mais duas cursistas realizaram a atividade da biografia com suas turmas: Luciana, Elizete


Unidade 10: Trabalhando com Gêneros Textuais
materialç utilizado: jornal e cartolina
turma:
Cursista: Jaqueline da Costa Vieira

A atividade foi realizada na Escola Municipalizada Capitão Costa, na aula de Produção Textual do 7º ano.
Para realizar a atividade, os alunos usaram como material o jornal e a cartolina.
A atividade foi exercitada enm 4 aulas. Nas duas primeiras aulas, a professora apresentou diversos textos para os alunos e discutiu com eles sobre: "O que é texto?", os tipos de linguagens de um texto e gênero textual. E nas duas segundas aulas, a professora e os alunos levaram jornais para a sala.
A turma foi dividida em grupos. Cada grupo recebeu alguns jornais e analisaram seus textos. Conforme o conhecimento prévio de cada aluno, os grupos selecionaram gêneros textuais, identificando-os.
Com essa atividade foi possível verificar que alunos tinham conhecimento muito superficial do que é texto e que, por terem pouco contato com diferentes gêneros, apresentaram dificuldades para identificá-los.
Porém, a atividade foi muito satisfatória, pois os alunos trabalharam em equipe e construíram juntos o conceito "gênero textual". Dessa forma, foram motivados a conhecer e reconhecer novos gêneros textuais.

Unidade 10 - Avançando na Prática
Página 65 - Texto 2
Gênero: (anúncio)
Turma: 6º ano
Cursista: Aline Corôa

Realizei esta atividade com turma do 6º ano, turno vespertino. Antes de lançar atividade, expliquei o que é uma propaganda o objetivo específico e mostrei vários exemplos como: jornais e revistas. Dividi a turma em grupos de três ou quatro alunos, a proposta foi que todos criassem um produto inédito, produzissem o desenho, a propaganda e logo em seguida apresentassem para os colegas de classe.
A avaliação foi constante durante todo o período de realização da atividade, apresentando um resultado satisfatório, pois pude conhecer melhor alguns alunos que nas aulas não se desenvolvem com tanta prontidão como fizeram nesta produção.

Série: 5ª(6º ano)
Cursista: Rose Aparecida da Silva Augusto
Atividade: Trabalhando com fábulas

Valorizo muito a leitura oral, pois acho que o aluno ouvindo o que l~e, compreende mais. Entâo sempre, em minhas aulas, tem esse momento, visando melhorar a oralidade, prestar atenção nas palavras que não conhece, perder a timidez, a qual é comum na leitura em voz alta, trabalhar gêneros textuais diferentes para que faça comparações, etc.
No dia 19/06 propus a leitura oral de três fábulas, cada uma na versão de um escritor diferente. A Cigarra e a Formiga, de Regina Drummond, em forma de poesia; A Cigarra e a Formiga, de Ruth Rocha, texto em prosa e A Cigarra e as Formigas(a formiga boa), de Monteiro Lobato.
Cada aluno lia uma parte dos textos ou o texto inteiro e, durante a leitrua eu ia chamando a atenção para o gênero textual, as rimas, a atitude da formiga nos três textos, a ideia de trabalho contida na fábula(trabalho = a esforço físico; trabalho = de esforço físico), as características de uma fábula, como personagens, temas, intenções do autor, conclusões do leitor.
Após a leitrua, foi proposta uma atividade de interpretação.
Concluindo, a leitura e a feitura das atividades foram enriquecedoras, houve paarticipação ativa de todos e interesse nas histórias. Foi tão gratificante que na avaliação do bimestre aproveitei o tema Fábulas.







Turma: EJA - VII Fase
Cursista: Maria José Conceição

Apresentei aos alunos várias gravuras para a seguinte proposta:
1ª- Após feita a escolha
2ª - Construir um pequeno parágrafo descritivo e narrativo imaginando ações que possam estar ocorrendo, ou tenham ocorrido.
O objetivo da proposta foi possibilitar ao aluno a inferir, pelos significados das palavras, o que são tipos textuais e sua classificação. Buscou-se um nível de aprendizado de acordo com a vivência, interesse e participação. Desenvolveu, ainda, a interação dos alunos com a grande diversidade de materiais escritos, facilitando-lhes a percepção dos vários usos sociais da escrita e da leitrua. Assim, trabalhar o conteúdo "classes gramaticais" de forma contextualizada, privilegiando os processos, de leitura e escrita.
Durante a experiência, adotou os procedimentos básicos:
. Definição de temática a ser trabalhada (escolha da gravura);
. Desenvolvimento da oralidade, na qual os alunos teriam oportunidade, de expor suas ideias e experiênicas de vida; discussão sobre o tema, comentá-los; fazer consultas bibliográficas;
. Produção de diversos tipos de textos: poemas, história em quadrinhos, textos argumentativos, etc.;
. Reestruturação dos textos a partir do confronto entre os textos e da leitura conjunta e discussão de um dos textos;
. Apesar do curto espaço de tempo para avaliar os resultados da experiência, constatei muitas mudanças positivas que, nas palavras dos alunos, me autorizam a afirmar que esta experiência resgatou um pouco de algo perdido em nós: nos alunos, a autoestima; em mim, o prazer de ensinar e aprender no universo da leitura e escrita de forma crítica, reflexiva e criativa.

Coloquei alguns relatos, pois alguns escolheram a mesma atividade. Os cursistas estão colocando suas atividades na pasta (portfólio).

domingo, 7 de junho de 2009

Unidade 10



Data: 19/05/09

1ª Atividade: Divididos em três grupos.

Cada grupo fez um resumo das unidades 9 e 10 com comentários, tópicos mais importantes e sugestões

2ª atividade: Oficina (página 193)

Pedi que cada grupo escolhesse um dos textos: "Poema tirado de uma notícia de jornal" e "Bom dia" e planejar uma aula baseada no texto escolhido (de leitura, interpretação e produção de texto).

As idéias do grupo

Grupo 1: Luciana, Sheila e Maria José
Texto escolhido: Bom dia

- Apresentação da música;
- Comentário sobre a interpretação de texto;
- Conversa sobre o cotidiano do trabalhador da zona rural e urbana, fazendo um paralelo desse profissional com o dia-a-dia do aluno;
- Chá literário, trabalhando a dramatização e procurando resgatar os valores.

Grupo 2: Aline Corôa, Jaqueline e Rose Aparecida

Texto: "Bom dia"

- Fazer uma sondagem para escolhe do tema;
- Seleção dos textos a partir do tema escolhido;
- Conversa informal sobre poema: Linguagem, estrutura, jogo de palavras;
- Formação de duplas para a realização da atividade: Transformação da notícia escolhida em poema;
- Estipular o tempo de duração;
- Leitura dos poemas para análise, reflexão e avaliação.

Grupo 3: Vanda, Ana Cláudia

texto: "Poema tirado de uma notícia de jornal

1º momento: Pedir para os alunos trazerem uma notícia de jornal;
2º momento: Fazer um debate sobre cada notícia escolhida;
3º momento: ler o poema de Manuel Bandeira e interpretá-lo;
4º momento: Pedir que elaborem uma notícia (formato jornal) sobre o poema;
5º momento: pedir que produzam um poema sobre a notícia trazida por eles;
6º momento: expor os trabalhos num mural

3ª Atividade:

Atividades de cada seção:

Proposta de trabalho da seção 1: Gênero Literário e não-literário

Elaborar um poema literário ou não literário - título: Trabalho

O transformar das mãos

Papel e lápis nas mãos
Viajo na imensidão
Escrevo com coração
Para cantar uma canção

Luva e saco nas mãos
Limpo com disposição
Não tenho valorização
Viajo no caminhão

Volante e buzina nas mãos
Dirijo com atenção
Sigo na direção
Não posso perder a visão

Cara pintada e mímica nas mãos
Eu saio da solidão
Quero ser atração
E ficar como recordação

A palavra e a bíblia na mão
Eu vivo fazendo sermão
Trabalho com doação
Recebendo sempre gratidão

Da tristeza passo emoção
Com cartola do meu coração
Da magia que trago na mão
O sonho de minha imaginação

Grupo: luciana, Maria José e Sheila

Seção 2: Gênero Poético

Elaborar um poema

Sentimentos de trabalhador

Alegrias
tristezas
Certezas
Incertezas
Claridades
Nuvens
Amores
Desamores
Sabores
Dissabores
Coragens
Terrores
Esperança
Desesperança
Prazer
Desprazer
Seguranças
Inseguranças
decisões
Indecisões
Sutilezas
Grosserias
Verdades
Mentiras
Paz
Violência
Viver é isso
A vida em constante construção e mutação
Fazendo o ser humano
Experimentar e vivenciar sensações diversas
Para então encontrar a verdadeira FELICIDADE
E ao atingir o auge
Ser capaz de passar aos outros uma mensagem de
Paz
Amor
Harmonia
Tranquilidade
Humildade
Equilíbrio
Realização.

Grupo: Aline Corôa, Jaqueline Vieira e Rose Aparecida

Seção 3: Uma subclassificação do gênero poético: o cordel

Tema: trabalho

O choro e a alegria do pescador de São Pedro

O pescador pega sua rede
E vai pra lagoa pescar
Chegando à Praia da Baleia
Ele começa a rezar
para que a canoa venha cheia
E sua família alimentar.

Na água ele observa
Que a lagoa está diferente
Peixes fartos, camarão
Tudo para alimentar a gente
Não é mais como era, não
Mas o pescador segue em frente.

Depois de tantos pedidos
E de muita oração
Ó, São Pedro nos ajude
A tocar no coração
Dos "grandes", com atitude
Parar com tanta ambição.

O pescador é um povo forte,
Honesto, trabalhador
Ao redor dessa lagoa
Constrói alegria e dor
Só não chora à toa
Tem em São Pedro, seu protetor.

Grupo: Vanda, Ana Cláudia e Elizete

4ª atividade: Avaliação da oficina e do encontro oralmente

Os relatos do Avançando na Prática ficou para o próximo encontro.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Ampliando nossas referências




O texto Ampliando nossas referências foi realizado em 3 grupos

Gêneros Textuais: definição e funcionalidade
Luiz Antônio Marcuschi

Questões sobre o texto referência

1.Por que gêneros não são instrumentos estanques e enrijecedores da ação criativa?

R: Porque há necessidade de se criar novos gêneros conforme a evolução sociocultural, como por exemplo os gêneros textuais. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)

Porque são maleáveis, flexíveis, surgem de acordo com as necessidades socioculturais. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)

Assim como o munod evolui, a língua que está em constante mutação, absorve essa transformação, aprimorando-se cada vez mais. ( Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)

2. Por que os gêneros são caracterizados como práticas discursivas, ou práticas sociocomunicativas, e não como práticas linguísticas?

R: Por ser usado na prática de comunicação, nas funções interativas do que pela sua forma. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)

Os gêneros não são práticas cristalizadas, eles se modificam e se integram à cultura em que se desenvolvem. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)

O valor imensurável das práticas discursivas e sociocomunicativas é incomparável à prática linguística. ( Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)

3. A palavra "suporte" aparece várias vezes no texto para designar algo ligado ao texto e ao gênero. A partir do contexto, a que você acha que ela se refere? Dê alguns exemplos.

R: Ao contexto em que ele é apresentado (revista, jornal, vídeo, televisão e internet). (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)

O meio, o veículo onde o gênero, o texto vai ser propagado. Ex.: artigo científico, em revista científica; artigo de divulgação científica, em jornal. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)

É um meio para a prática comunicativa social para se firmar a partir de diferentes textos. Ex.: internet, revista... ( Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)

4. A partir do que diz o texto, como você acha que surgem novos gêneros?

R: A partir de gêneros já existentes, há uma adequação quanto ao uso e ao avanço em relação a demanda sociocultural. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)

De acordo com as necessidades culturais, as inovações tecnológicas, que propiciam o surgimento de novos gêneros. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)

Surgem de outros gêneros capazes de propiciar a formação de novos e abrigá-los. (Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)

5. Por que desaparecem gêneros antigos?

R: Há um aprimoramento de novos gêneros, suprindo de formas eficientes as necessidades atuais. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)

Como tudo muda, evolui, os gêneros acompanham essa nova realidade, ora desaparecendo, ora se transformando. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)

Aparecem novos gêneros que substituem os já existentes. (Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)

6. Como se comportam os novos gêneros em relação às fronteiras entre oralidade e escrita?

R: Vão criando vários códigos no seu uso, novas maneiras de se expressar, estreitando a oralidade e a escrita. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)

Até alguns anos atrás, "falava-se" de um jeito (linguagem coloquial) e "escrevia-se" de outro (linguagem culta).
Hoje cada vez mais escreve-se como se fala: cai por terra a visão dicotômica entre oralidade e escrita. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)

Há uma variedade enorme sociocultural que derruba esse limite entre oralidade e escrita. (Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)

7. Que aspectos podem servir de critério para a classificação de um gênero?

R: os aspectos sociocomunicativos e funcionais, sem desprezar a forma. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)

Em muitos casos, as formas determinam os gêneros; em outros, as funções. Por vezes, o suporte ( o veículo) é que determina os gêneros. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)

práticas discursivas, sociocomunicativas e linguísticas. (Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)

2º Encontro - 1ª aula do Gestar II de Língua Portuguesa






O 1º encontro do Gestar II de Língua Portuguesa aconteceu no dia 05/05 na Casa do Educador às 17h40.

Começamos em círculo, a discutir sobre Gêneros Textuais , já que a UNIDADE 9 fala de conhecimento prévio. Os participantes deram a sua opinião sobre o assunto, comentaram pontos importantes da UNIDADE, contaram experiências em relação ao Gêneros Textuais em sala de aula, discutiram o tema que permeava a UNIDADE 9.

O próximo passo, dividi a turma em 3 grupos(como a UNIDADE tem 3 seções), cada grupo ficou com uma atividade da seção. Em cada mesa tinha o número da seção, além dessa atividade todos os grupos fizeram a atividade do texto de referência. Depois voltaram para o círculo e discutiram as respostas, quais turmas poderiam aplicar as atividades estudadas, deram exemplos de atividades parecidas com as que estávamos realizando.

Parada para o lanche.

Fiz uma outra atividade extra com os 3 grupos: Cada grupo recebeu material: papel madeira, canetinha, folhas de papel ofício... para realizar a seguinte atividade:

1ª Seção - GÊNERO TEXTUAL : PROPAGANDA

EMISSOR : ESCOLA ( ALUNOS, PROFESSORES, DIRETOR E DEMAIS FUNCIONÁRIOS)

RECEPTOR : COMUNIDADE ESCOLAR E PÚBLICO EM GERAL

OBJETIVO: DIVULGAR O EVENTO E CONVIDAR O PÚBLICO A PARTICIPAR.


2ª Seção - GÊNERO TEXTUAL : NOTÍCIA

DOMÍNIO DISCURSIVO : JORNALÍSTICO

EMISSOR : ALUNO

RECEPTOR : LEITORES DO REFERIDO JORNAL, PÚBLICO DIVERSIFICADO

OBJETIVO : NOTICIAR O EVENTO “FESTIVAL DE MÚSICA”


3ª Seção - GÊNERO TEXTUAL : REQUERIMENTO

EMISSOR : ALUNOS DA TURMA X

RECEPTOR: DIRETOR DA ESCOLA X

OBJETIVO : SOLICITAR APLICAÇÃO DO DINHEIRO ARRECADADO PELO FESTIVAL NAQUILO QUE OS ALUNOS JULGARAM SER PRIORIDADE NO MOMENTO.

Depois cada grupo apresentou sua atividade e o que ficou com o Gênero Textual: Requerimento teve um pouco de dificuldade, devido a ter pouco contato com esse tipo, daí surgiram várias discussões acerca do assunto.

lembrete: Pedi que lessem a UNIDADE 10 p/ nosso próximo encontro dia 19/05.

domingo, 10 de maio de 2009

Ficha de Avaliação


Baseado no Gestar II entregamos a ficha de avaliação aos cursistas no dia da aula inaugural.

Avaliação do Gestar II - Língua Portuguesa e Matemática
Formadoras: Gláucia (Língua Portuguesa) e Adriana (Matemática)

1- Responda as questões abaixo:

a) O que você espera do Gestar II como um programade formação continuada em serviço?

b) Em que ele pode ajudar na sua formação como educador?

c) Como voc~e imagina que se realizará na prática o Gestar II?

d) Elabore perguntas com as dúvidas que você tem sobre o Programa.

Aula Inaugural do Gestar II em São Pedro da Aldeia









O nosso encontro inaugural do Gestar II aconteceu no dia 28/04 às 18 horas na Casa do Educador.
Tivemos a presença da secretária de educação Alanna Frare e o subsecretário de educação Gelson, 16 cursistas de Língua Portuguesa e 09 de Matemática.
Recursos utilizados: datashow para apresentação do Programa e o filme "O Saber e o Sabor" e folhas para avaliação.

Pauta da Reunião
Fala da Secretária de Educação Alanna Frare e o Subsecretário Gelson;
A coordenadora apresentou o programa;
Vídeo "O Saber e o Sabor;
A formadora de Matemática apresentou seus slides;
Depois apresentei os meus slides;
Entregamos o calendário do curso aos cursistas;
Ficha de presença;
Material para os cursistas impresso dos slides apresentados pelas formadoras de Língua Portuguesa e Matemática;
Passamos a atividade de casa , a leitura da Unidade9 para o próximo encontro que acontecerá 3ª feira, 05/05;
Separamos os grupos de Língua Portuguesa e Matemática para entrega do material e explicação
E por fim um pequeno coquetel para fechar a noite.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Mobilização do Programa


O primeiro passo para a mobilização foi uma reunião agendada com a secretária de educação Alanna Frare e o subsecretário Gelson que deram muito apoio à implantação do GESTAR II no município, outro passo um ofício encaminhado às escolas explicando e convidando professores do 6º ao 9º ano de Língua Portuguesa e Matemática a participar desse Programa.
Depois a nossa coordenadora Regina Valadares mandou para as escolas um prospecto com informações a respeito do Programa e fichas de inscrições.
O último passo foi realizada reunião com todos os diretores de escolas do 6º e 9º ano. A coordenadora apresentou o Programa no PowerPoint aos diretores para que os mesmos incentivassem seus professores a fazer parte do Gestar II.
Isso é apenas o começo...