Antes de iniciarmos a Unidade 15 foram relatados os "Avançando na Prática" das Unidades 13 e 14.
Relato da professora Jaqueline Unidade 13, página 31.
A atividade foi realizada na Escola Municipal Luíza Terra de Andrade, na turma 801
(8º ano - 7ª série).
A aula foi iniciada com um questionamento sobre "O que é ler? e foi proposto um breve debate. Os alunos responderam e percebi que já possuíam uma idéia de que ler não é só decodificar palavras.
Posteriormente, falamos sobre os ambientes de letramento e os usos e funções sociais da escrita. Após os comentários, pedi à turma que se dividisse em grupos. Como são poucos alunos, eles formaram 3 grupos, 1 grupo de 3, 1 de 4 e 1 de 2.
Para cada grupo, foi sorteado um ambiente letrado. Eles colheram informações sobre os usos da escrita em cada ambiente a eles designados. Essas informações foram registradas em cartazes.
Como a turma apresentou um pouco de dificuldade para realizar a atividade e o tempo da aula foi pouco, não foi possível apresentar os trabalhos para a turma.
No entanto, o trabalho foi muito produtivo, pois os alunos tiveram a oportunidade de, em grupo, refletir sobre as práticas da cultura escrita.
Encontro realizado no dia 30/06/09
Relato da professora Luciana Porto aplicada na turma do 6º ano - Unidade 13, página 41
1º momento: Relembramos a "Feira do Conhecimento" que foi um evento elaborado na escola, onde todas as turmas participaram, inclusive essa turma> Nesta feira foram desenvolvidas várias atividades;
2º momento: Levei a turma até o mural de fotos da "Feira do Conhecimento" para observação e análise;
3º momento: Pedi para escreverem um texto informativo tendo como tema: "Feira do Conhecimento"
Relato da professora Sheila - Unidade 13, página 51
A atividade foi realizada com a turma do 6º ano na E.M.Francisco Paes de Carvalho Filho.
Iniciei a aula falando que estamos em época de festa, e que toda festa precisa ser anunciada, ou seja, precisa de cartazes, panfletos, faixas... espalhados convidando as pessoas para participarem. Nesses cartazes, panfletos, faixa...mostram o local, a data e a hora que vai ocorrer a festa. Depois mostrei no próprio livro um exemplo de cartaz falando sobre a festa de Olinda(Venha para o carnaval antecipado em Olinda!). Após a explicação pedi que reunissem em grupos e fizessem um cartaz sobre a festa julina que vai acontecer no dia 11 de julho na Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho e que cada grupos usassem a sua criatividade.
Relato da professora Aline Corôa - Unidade 14, página 97
Realizei esta atividade com a turma do 6º ano, turno vespertino. Trabalhei com o texto de Carlos Drumond de Andrade "Cidadezinha Qualquer" e algumas palavras desconhecidas relacionadas ao tema abordado. Depois de analisar os vocábulos os alunos produziram textos sobre o assunto desenvolvido.
Comparamos os textos produzidos, os aspectos positivos e negativos de uma cidade. A proposta foi desenvolvida com muito desempenho por todos os alunos.
Pedi aos alunos que escrevessem um poema com a cidade dos seus sonhos.
Minha cidade bonita
Minha cidade tão bonita
É a razão da minha vida
Sem ela eu não sou nada
para mim essa cidade já basta.
Nunca quero sair daqui
Porque foi aqui que eu nasci
O campo cheio de flores
E a cidade cheia de amores.
Só tem pessoas bonitas
Que quer casar e ter filhos
Ter uma família sempre reunida
Isso é tudo que eu queria.
Minha casa e minha família
Está todo mundo sempre na linha
Essa é a cidade que eu quiz
Boa, divertida e feliz.
Aluna: Raphaella Rodrigues P.Serra
Quando nós nos mudamos
Nós ficamos tristes
Porque nossa mãe resolveu se mudar
para outra cidade.
Mas a gente não sabia
Que era a cidade dos nossos sonhos
Tinha postos de saúde
Com todos os equipamentos.
Muitas escolas com muitos brinquedos
E professores para dar muita educação para todos
Tinha gari para limpar as ruas
E caminhões para retirar os lixos e os esgotos nas ruas.
Tinha pizza por R$ 0,50
E máquinas de jogos
Parques de diversão
E tinha uma professora muito bonita, Aline
Ela dava aula na escola dos nossos sonhos.
Ela era normal de um jeito especial
Que o olhar dela era fenomenal.
Alunos: Jierri e Paulo César
Relato da professora Ana Cláudia Gampert - Unidade 14, p.80
No dia 16 de junho de 2009, em minha aula de produção Textual para a turma do 8º ano, na Escola Municipal Vidal de Negreiros, apliquei a terceira atividade proposta pelo Gestar II.
A aula aconteceu da seguinte maneira:
1º) Fiz a leitura do texto "Nossas cidades", da p.76, do jornalista Luís Lobo;
2º) Após a leitura, fizemos alguns comentários sobre o texto, palavras desconhecidas, etc.;
3º) Pedi que os alunos falassem de sua cidade, de seu bairro, se é lugar bom de se viver, se existe algum problema ambiental.
4º Chegamos à questão do "Lixão do Alecrim", hoje um Aterro Sanitário, os problemas envolvidos;
5º Sugeri que fizessem um artigo de jornal sobre o seu bairro, seguindo o seguinte esquema, ao qual elaboramos em conjunto:
a) Como é o bairro, localização, condições de vida;
b) Questões ambientais: poluição do solo(lixão), das águas, falta de saneamento básico, rede de esgoto), ou seja, aspectos negativos do bairro;
c) Aspectos positivos: não há poluição no ar, sonora;
d) O que fazer para melhorar? Quais são as soluções reais?
Logo após os relatos mergulhamos na Unidade 15
Discutimos em roda sobre os temas abordados em cada seção, destacamos os pontos primordiais, foi bastante positivo o debate.
Partimos depois para as atividades em grupo por seções:
Seção 1 - Grupo: Jaqueline, Maria José e Sheila
Atividade 3, p.118/119 - texto: "Admirável mundo louco"
Seção 2- Atividade 8, p.130
Grupo: Ana Cláudia. Vanda e Elizete
A organização do texto seguiu o seguinte numeração: 4, 2, 5, 1, 7, 3, 6
Lembrando que a organização do texto é importante para o entendimento.
Seção 3 - Atividade 11 - p. 138 e 139
Grupo: Aline, Luciana e Rose
A idéia central de cada parte do texto realizado pelo grupo:
1º§ - Imigração em algumas regiões, porém cidades sem estruturas para receber esse número excessivo de pessoas.
2º§ - Formação inadequada dos centros urbanos.
3º§ - Quantidade de emprego inferior ao número de pessoas.
4º§ - Falta de legislação trabalhista acumulando vínculos precários de emprego.
5º§ - Avaliação de um pesquisador do crescimento excepcional de pessoas.
6º§ - Há uma relação entre a pobreza e a figura da população negra.
A idéia central do grupo segundo o texto:
Crescimento desordenado das cidades com consequências que se arrastam até hoje, como o desemprego, a violência, saneamento, etc.
Depois voltaram para a roda para discutir as atividades realizadas.
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário