Em 06/07/09 - A produção textual - Crenças, teorias e fazeres(Unidade 16)
Silviane Bonaccorsi Barbato
Iniciamos o encontro com a realização da Oficina 8(unidade 16).
Parte I - Momento para discussão das Unidades 15 e 16
Parte II - Relatos do "Avançando na Prática"
Cursista: Ana Cláudia
Página 131 - Unidade 15
No dia 30 de junho de 2009, em minha aula de Produção Textual para a turma de 8º ano, da E.M. Vidal de Negreiros, executei a 4ª atividade proposta pelo GESTAR II.
A aula aconteceu da seguinte maneira:
1º) Dividi a turma em grupos para a atividade;
2º) Apresentei um texto de Júlio José Chiavenato, da obra Massacre da natureza, cujos parágrafos encontravam-se desordenados. O texto, intencionalmente, não apresentava título;
3º) Pedi que eles recortassem os parágrafos, que estavam organizados em retângulos e os ordenassem da maneira mais lógica possível, obedecendo aos critérios de introdução do assunto, argumentos, conclusão,etc;
4º) Após essa etapa, pedi que relessem o texto que organizaram e colassem os parágrafos na ordem correta;
5º) Com o texto devidamente ordenado, pedi que criassem um título adequado ao tema.
Sabendo que a atividade era um tanto complexa, o resultado é que nem todas as duplas conseguiram ordeanr o texto da maneira original. Mesmo assim, algumas conseguiram alcançar o objetivo. Segue abaixo a cópia do texto desordenado, tal qual foi entregue aos alunos e a atividade de uma dupla, com o texto devidamente organizado.
Cursista: Aline Nogueira Corôa Abreu
Página 172(Unidade 16)
Realizei esta atividade com a turma de 6º ano, turno vespertino. Comecei a aula falando sobre os prazeres da vida, tudo aquilo que nos faz bem.
Perguntei individualmente sobre o tema abordado, depois da reflexão formei dupças e eles conversaram e então perceberam que havia preferências em comum. A partir daí produziram seus textos de acordo com o cotidiano analisado.
As produções ficaram ricas. Com esta atividade pude conhecer como e quando eles utilizam o tempo fora da escola.
Abaixo o texto da aluna: Daniela Figueira
Eu amo quando chega ás 20 horas, é a minha melhor hora do dia.
É a hora em que eu vou ao meu quarto sozinha escrever todos os meus sentimentos num humilde caderno, escrever coisas boas que me agradam e coisas que não me agradam. tem hora que eu vou para meu computador e fico digitando e criando coisas novas.
Às vezes eu fico até 04 horas da manhã escrevendo, quando perco o sono, eu gosto muito de escrever e desenhar.
Esse momento é muito especial, falo tudo da minha vida num pedaço de papel, tudo que passei no dia inteiro, às vezes coloco música no meu som para tocar.
Também gosto de escrever músicas evangélicas e pensamentos, e quando acabo de escrever eu vou conversar com Deus. E também escrever resumo de livros bíblicos ou de Língua Portuguesa e muito mais.
Cursista: Sheila de Souza Moraes
Turma: 6º ano
Comecei a aula explicando que a atividade seria diferente. Iríamos escrever um cartão postal para um amigo da sala. Como seria esse cartão?
Então mostrei uns cartões-postais, um cartão de Teresópolis, outro de namorado e outros com dizeres bíblicos. Expliquei que existem outros cartões com fotos de lugares, com figuras de flores, praias, etc. Aproveitando expliquei que quando estamos viajando, ou em lugares distantes geralmente mandamos um cartão postal para um amigo, irmão, esposa(o), namorado(a), como forma de lembrança. Expliquei também que atrás do cartão-postal tem um espaço para escrever um pequena mensagem, o endereço, CEP e o selo.
Pedi que fizessem um cartão-postal enviando para um amigo da sala, no caso eu fui o correio e no fianl alguns leram os cartões que receberam, foi muito legal.
Cursista: Elizete F. Wilemen
Turmas: 603 e VIII Fase
1º momento: Conversa informal sobre as várias festas comemoradas no Brasil.
2º momento: Conversa informal sobre a festa do nosso município.
3º momento: Escreveram um texto informativo tendo como tema a festa.
4º momento: Apresentação do texto produzido.
Os alunos realizaram as atividades com interesse, houve participação de todos. Os textos foram bem criativos. Alguns alunos ilustraram seus textos.
Abaixo o texto do aluno José Marcos – VIII Fase
A festa
Todos nós, brasileiros gostamos de nos divertir e curtir.
Um fator muito importante, que contribui muito para essas recreações são as festas juninas. Na minha adolescência, eu pude curtir muito, por exemplo, dancei muito quadrilha, pulei pião. Pesquei muito e outros. Tudo isso na minha adolescência.
Hoje, estou casado e muito bem cansado, amo minha esposa e meus dois filhos Diego e Yasmin. É claro que não deixo de ir a uma boa festa de casamento, ou uma festa de comemoração especial, é claro, junto com a minha família.
Numa festa boa a gente beija, dança e namora.
Eu fiz muito isso, e faço até hoje, na festa, em casa, e em qualquer outro lugar.
Cursista: Lúcia Helena
Turma: 6º ano
Saudei a turma, com bom dia!
Apliquei a atividade do “Avançando na Prática”, página 41.
Solicitei aos alunos que imaginassem uma festa, a qual eles já teriam ido e ilustrassem a festa com um texto informativo.
Eles descreveram vários tipos de festa, que já tinham ido.
Apliquei esta atividade nas turmas 600 e 601, sendo avaliativa.
Os trabalhos da turma 601 ficaram melhores.
Houve alguns comentários sobres as festas, a maioria falava da festa junina, local e aniversários.
Cursista: Vanda Meirelles
Turma: VI Fase
Abaixo o texto da aluna: Irani
Oktoberfest
Era outubro em Blumenau(Santa Catarina) fazia muito frio, eu estava de luvas, calça, meia e dois casacos, era muito frio.
Vou tentar explicar como era...
Lindas mulheres, branquinhas e de bochechas rosadas, tinham olhos azuis, e a maioria dos homens era loiros, com algumas exceções, todos muito alegres.
As mulheres com longos vestidos rodados de cores vibrantes: verde, branco, vermelhos, lencinhos vermelhos na cabeça, já os homens com calças pretas bem largas nas pernas que terminavam dentro das botas, camisas brancas e lenços vermelhos no pescoço, entre conversas e danças davam um gole no chimarrão. Nesta época bebia-se muita cerveja, pois era o festival da cerveja(Oktoberfest) e era muito esperado por vários turistas, assim como eu.
Eu pude saborear vários pratos típicos e até o quentão, uma bebida feita com vinho e gengibre.
A cidade é linda e muito bem cuidada, gostei muito de poder participar desta festa, a Oktoberfest.
Cursista: Vanda Meirelles
Turma: VI Fase
Abaixo o texto da aluna Irani Ribeiro
Página do meu diário
Era por volta de 6h30min ou 6h50min, não tenho certeza.
Acordei assustada com o barulho da porta se abrindo. Ah, era a minha filha Bruna indo para escola. Fechei os olhos e tentei dormir mais um pouco, porém não conseguindo, me levantei e fui levar a cachorra Eva para o seu passeio matinal, os cachorrinhos dela estão umas gracinhas, os filhotes foram juntos.
Já era 7h30min quando apressada acordei a Brenda para levá-la para a escola, na volta passei na padaria e comprei pão para tomar café com o meu marido e Bianca.
Marcelo já estava com café pronto, tomamos o café e fomos ao mercado e fizemos compras. Ao chegar em casa Bianca não tendo feito nada, somente havia ficado no computador, teve que buscar Brenda na escola, foi reclamando.
À tarde lavei roupa e ao mesmo tempo aprontei a janta, às pressas terminei tudo e me arrumei para ir à escola.
A professora de Ciências passou matéria nova, os alunos como sempre muito bagunceiros.
Marcos Vinícius, é o mais bagunceiro, tem o Luiz Filipe que a cada palavra que fala vem junto um palavrão, seu Odilon só faz reclamar de ter que copiar tanto. É divertido ir à escola, apesar da bagunça, eu aprendo e me divirto muito(risos).
Saímos cedo, pois havia tempo vago, liguei para o meu marido e ele nos pegou de carro(eu e Bianca) jantamos, assistimos novela, um filme e fomos dormir.
Mais um dia...
Termino por aqui, mas amanhã eu relatarei mais um pouco do meu dia-a-dia.
Te amo Marcelo!!!
Oficina 8
Atividade 1 - Página 221
Da atividade 1 da oficina 8, escolhi três para serem realizadas com o grupo.
letra b - Em grupo, redija um pequeno texto de propaganda, relacionando à interpretação que fizeram da imagem. O texto será publicado como um anúncio em jornais e revistas e deverá exercer função apelativa, de persuasão.
Grupo: Vanda, Ana Cláudia e Elizete
letra c - Pense nos seus alunos. Adapte essa tarefa para que eles façam em sala de aula: desde o planejamento até a apresentação aos colegas, passo a passo, considere a série e o(s) objetivo(s).
Série: 8ª/ 9º ano
Objetivo: Conhecer o cotidiano de algumas profissões para uma futura e possível escolha profissional.
Aula:
Apresentação de imagens de pessoas no quadro;
Divisão da turma em grupos de três alunos;
Cada grupo escolhe uma imagem;
Cada grupo deve produzir um texto em que defenda uma profissão a partir da imagem selecionada;
Apresentação dos textos produzidos para a turma;
Após a leitura dos textos, o professor revela a verdadeira profissão das respectivas imagens;
Exibição de relatos de alguns profissionais, narrando fielmente o seu dia-a-dia.
Grupo: Jaqueline Vieira
Maria José
Aline Coroa
Letra d - Crie uma segunda aula em que vão escolher uma profissão que acham legal e vão escrever uma carta a um profissional explicando que querem saber sobre a profissão...
Grupo: Lúcia Helena, Sheila
São Pedro da Aldeia, 06 de julho de 2009
Prezado Senhor,
Venho por meio desta, solicitar uma informação a respeito da profissão de jornalista.
Estou terminando o Ensino Médio, gostaria de conhecer a profissão que o Senhor está exercendo atualmente. Visto que, pretendo me formar em jornalismo e desejo saber a função que um jornalista pratica em uma emissora.
O que é preciso para alcançar este objetivo?
Encerro esta, agradecendo antecipadamente, enviando meus protestos de estima e consideração.
Atenciosamente,
Cláudio Pereira da Cunha
Atividades das seções
Seção 1: Escrita, crenças e teorias
Em grupo construir um poema usando alguns elementos que são básicos para possibilitar a escrita eficiente, comunicativa.
Seção 2 - O ensino da escrita como prática comunicativa
Narrar oralmente um episódio , como narrador personagem, uma lembrança, seja real ou fictícia, de um encontro com a família ou amigos mais chegados.
Seção 3 - A escrita e seu desenvolvimento comunicativo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário