terça-feira, 12 de maio de 2009

Ampliando nossas referências




O texto Ampliando nossas referências foi realizado em 3 grupos

Gêneros Textuais: definição e funcionalidade
Luiz Antônio Marcuschi

Questões sobre o texto referência

1.Por que gêneros não são instrumentos estanques e enrijecedores da ação criativa?

R: Porque há necessidade de se criar novos gêneros conforme a evolução sociocultural, como por exemplo os gêneros textuais. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)

Porque são maleáveis, flexíveis, surgem de acordo com as necessidades socioculturais. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)

Assim como o munod evolui, a língua que está em constante mutação, absorve essa transformação, aprimorando-se cada vez mais. ( Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)

2. Por que os gêneros são caracterizados como práticas discursivas, ou práticas sociocomunicativas, e não como práticas linguísticas?

R: Por ser usado na prática de comunicação, nas funções interativas do que pela sua forma. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)

Os gêneros não são práticas cristalizadas, eles se modificam e se integram à cultura em que se desenvolvem. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)

O valor imensurável das práticas discursivas e sociocomunicativas é incomparável à prática linguística. ( Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)

3. A palavra "suporte" aparece várias vezes no texto para designar algo ligado ao texto e ao gênero. A partir do contexto, a que você acha que ela se refere? Dê alguns exemplos.

R: Ao contexto em que ele é apresentado (revista, jornal, vídeo, televisão e internet). (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)

O meio, o veículo onde o gênero, o texto vai ser propagado. Ex.: artigo científico, em revista científica; artigo de divulgação científica, em jornal. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)

É um meio para a prática comunicativa social para se firmar a partir de diferentes textos. Ex.: internet, revista... ( Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)

4. A partir do que diz o texto, como você acha que surgem novos gêneros?

R: A partir de gêneros já existentes, há uma adequação quanto ao uso e ao avanço em relação a demanda sociocultural. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)

De acordo com as necessidades culturais, as inovações tecnológicas, que propiciam o surgimento de novos gêneros. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)

Surgem de outros gêneros capazes de propiciar a formação de novos e abrigá-los. (Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)

5. Por que desaparecem gêneros antigos?

R: Há um aprimoramento de novos gêneros, suprindo de formas eficientes as necessidades atuais. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)

Como tudo muda, evolui, os gêneros acompanham essa nova realidade, ora desaparecendo, ora se transformando. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)

Aparecem novos gêneros que substituem os já existentes. (Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)

6. Como se comportam os novos gêneros em relação às fronteiras entre oralidade e escrita?

R: Vão criando vários códigos no seu uso, novas maneiras de se expressar, estreitando a oralidade e a escrita. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)

Até alguns anos atrás, "falava-se" de um jeito (linguagem coloquial) e "escrevia-se" de outro (linguagem culta).
Hoje cada vez mais escreve-se como se fala: cai por terra a visão dicotômica entre oralidade e escrita. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)

Há uma variedade enorme sociocultural que derruba esse limite entre oralidade e escrita. (Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)

7. Que aspectos podem servir de critério para a classificação de um gênero?

R: os aspectos sociocomunicativos e funcionais, sem desprezar a forma. (Grupo - Seção 1 - Maria José, Jaqueline, Vanda, Sheila)

Em muitos casos, as formas determinam os gêneros; em outros, as funções. Por vezes, o suporte ( o veículo) é que determina os gêneros. (Grupo - Seção 2 - Ana Cláudia, Elizabeth, Sueli)

práticas discursivas, sociocomunicativas e linguísticas. (Grupo - Seção 3 - Aline, Luciana, Rose Aparecida)

2º Encontro - 1ª aula do Gestar II de Língua Portuguesa






O 1º encontro do Gestar II de Língua Portuguesa aconteceu no dia 05/05 na Casa do Educador às 17h40.

Começamos em círculo, a discutir sobre Gêneros Textuais , já que a UNIDADE 9 fala de conhecimento prévio. Os participantes deram a sua opinião sobre o assunto, comentaram pontos importantes da UNIDADE, contaram experiências em relação ao Gêneros Textuais em sala de aula, discutiram o tema que permeava a UNIDADE 9.

O próximo passo, dividi a turma em 3 grupos(como a UNIDADE tem 3 seções), cada grupo ficou com uma atividade da seção. Em cada mesa tinha o número da seção, além dessa atividade todos os grupos fizeram a atividade do texto de referência. Depois voltaram para o círculo e discutiram as respostas, quais turmas poderiam aplicar as atividades estudadas, deram exemplos de atividades parecidas com as que estávamos realizando.

Parada para o lanche.

Fiz uma outra atividade extra com os 3 grupos: Cada grupo recebeu material: papel madeira, canetinha, folhas de papel ofício... para realizar a seguinte atividade:

1ª Seção - GÊNERO TEXTUAL : PROPAGANDA

EMISSOR : ESCOLA ( ALUNOS, PROFESSORES, DIRETOR E DEMAIS FUNCIONÁRIOS)

RECEPTOR : COMUNIDADE ESCOLAR E PÚBLICO EM GERAL

OBJETIVO: DIVULGAR O EVENTO E CONVIDAR O PÚBLICO A PARTICIPAR.


2ª Seção - GÊNERO TEXTUAL : NOTÍCIA

DOMÍNIO DISCURSIVO : JORNALÍSTICO

EMISSOR : ALUNO

RECEPTOR : LEITORES DO REFERIDO JORNAL, PÚBLICO DIVERSIFICADO

OBJETIVO : NOTICIAR O EVENTO “FESTIVAL DE MÚSICA”


3ª Seção - GÊNERO TEXTUAL : REQUERIMENTO

EMISSOR : ALUNOS DA TURMA X

RECEPTOR: DIRETOR DA ESCOLA X

OBJETIVO : SOLICITAR APLICAÇÃO DO DINHEIRO ARRECADADO PELO FESTIVAL NAQUILO QUE OS ALUNOS JULGARAM SER PRIORIDADE NO MOMENTO.

Depois cada grupo apresentou sua atividade e o que ficou com o Gênero Textual: Requerimento teve um pouco de dificuldade, devido a ter pouco contato com esse tipo, daí surgiram várias discussões acerca do assunto.

lembrete: Pedi que lessem a UNIDADE 10 p/ nosso próximo encontro dia 19/05.

domingo, 10 de maio de 2009

Ficha de Avaliação


Baseado no Gestar II entregamos a ficha de avaliação aos cursistas no dia da aula inaugural.

Avaliação do Gestar II - Língua Portuguesa e Matemática
Formadoras: Gláucia (Língua Portuguesa) e Adriana (Matemática)

1- Responda as questões abaixo:

a) O que você espera do Gestar II como um programade formação continuada em serviço?

b) Em que ele pode ajudar na sua formação como educador?

c) Como voc~e imagina que se realizará na prática o Gestar II?

d) Elabore perguntas com as dúvidas que você tem sobre o Programa.

Aula Inaugural do Gestar II em São Pedro da Aldeia









O nosso encontro inaugural do Gestar II aconteceu no dia 28/04 às 18 horas na Casa do Educador.
Tivemos a presença da secretária de educação Alanna Frare e o subsecretário de educação Gelson, 16 cursistas de Língua Portuguesa e 09 de Matemática.
Recursos utilizados: datashow para apresentação do Programa e o filme "O Saber e o Sabor" e folhas para avaliação.

Pauta da Reunião
Fala da Secretária de Educação Alanna Frare e o Subsecretário Gelson;
A coordenadora apresentou o programa;
Vídeo "O Saber e o Sabor;
A formadora de Matemática apresentou seus slides;
Depois apresentei os meus slides;
Entregamos o calendário do curso aos cursistas;
Ficha de presença;
Material para os cursistas impresso dos slides apresentados pelas formadoras de Língua Portuguesa e Matemática;
Passamos a atividade de casa , a leitura da Unidade9 para o próximo encontro que acontecerá 3ª feira, 05/05;
Separamos os grupos de Língua Portuguesa e Matemática para entrega do material e explicação
E por fim um pequeno coquetel para fechar a noite.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Mobilização do Programa


O primeiro passo para a mobilização foi uma reunião agendada com a secretária de educação Alanna Frare e o subsecretário Gelson que deram muito apoio à implantação do GESTAR II no município, outro passo um ofício encaminhado às escolas explicando e convidando professores do 6º ao 9º ano de Língua Portuguesa e Matemática a participar desse Programa.
Depois a nossa coordenadora Regina Valadares mandou para as escolas um prospecto com informações a respeito do Programa e fichas de inscrições.
O último passo foi realizada reunião com todos os diretores de escolas do 6º e 9º ano. A coordenadora apresentou o Programa no PowerPoint aos diretores para que os mesmos incentivassem seus professores a fazer parte do Gestar II.
Isso é apenas o começo...

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Resenha


Desvendando os segredos do texto
Autora: Ingedore G.V.Koch



O livro “Desvendando os segredos do texto” de Ingedore G.V. Koch revela segredos que podem ser revelados ao leitor e aponta com precisão de linguagem a importância que o leitor assume diante de um texto, apresentando questões relativas à construção textual dos sentidos, quer em se tratando de produção como de compreensão de textos.
A autora esclarece ao leitor que o texto é um construto histórico e social quando este viabiliza as propostas para a construção de sentido no trabalho de tessitura com as palavras.
A obra é dividida em duas partes: na primeira aborda as questões relacionadas às concepções da língua, são as que mantêm entrelaçadas: texto, sujeito, gêneros discursivos. Na segunda parte trata-se das questões de recursos de progressão e manutenção temática, de progressão e continuidade tópica,do funcionamento dos articuladores textuais, dos diferentes tipos de anáfora. Koch trabalha com a concepção sociointeracional da linguagem, onde os sujeitos interagem com ações, cognitivas, linguísticas e sociais com o texto, contexto e a língua.
Koch refere que todo texto é constituído por múltiplos sentidos, ao contexto como o intermediário entre a situação e o sistema linguístico. As ações que os usuários realizam com a língua, em situação de interlocução através da linguagem. Para que haja entendimento entre duas ou mais pessoas é preciso que os contextos cognitivos sejam compartilhados.
Deve-se considerar a diferença do contexto da fala e a escrita. Na fala há interação, já na escrita as informações são estabelecidas por sinalização textual, o leitor através de seus conhecimentos estabelecem relações de comunicação e interage com o texto. E para Koch o contexto está relacionado a estrutura da linguagem, à cultura e à organização social.
Nesse livro, Koch conduz o leitor à reflexão sobre as questões que envolvem o contato com os diversos textos do dia-a-dia. Os gêneros discursivos são utilizados entre as práticas sociais, como anúncios, artigos de jornais, receitas, etc. exercitam a capacidade humana de relacionar-se com os diversos gêneros textuais. Observa-se claramente uma crítica sobre a maneira como a escola trabalha com o texto, pois há um de distanciamento das práticas sociais. Para a autora é importante que o leitor descubra e trabalhe os instrumentos para a compreensão do texto.
Nesse livro a autora faz o leitor descobrir e trabalhar as estratégias possíveis para a compreensão do texto. E para que o mesmo evite o desvio da interpretação proposta pelo texto é importante que organize as informações , formule seus conceitos, faça a seleção de pronomes, expressões nominais, operações que facilitam numa situação discursiva.
Na construção de um texto a sequenciação diz respeito aos procedimentos linguísticos que estabelecem diversos tipos de relações semânticas que enfatizam a continuidade da interpretação. E outro referencial é a informação temática que garante a continuidade de sentidos na produção de textos.
Finalizando a obra da autora Koch é uma síntese de seus trabalhos sobre estudos da Linguística Textual, que para nós leitores é um guia.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Memorial


Sou Gláucia Cardoso Gago, nascida na cidade de São Pedro da Aldeia – Rio de Janeiro em 01 de janeiro de 1967, casada, mãe de três filhos: Leon – 16 anos, Lucas – 14 e Luíza -12 .
Os meus primeiros anos iniciais e finais do Ensino Fundamental foram realizados na escola pública, o Ensino Médio na escola privada – Formação de Professores e o meu curso superior de Letras na Faculdade da Região dos Lagos (FERLAGOS) em Cabo Frio concluído no ano de 1992.
Tenho 23 anos de magistério na rede municipal e 09 na rede particular. Nas séries iniciais trabalhei com Alfabetização, 2º , 3º , 4º e 5º ano, depois de alguns anos fiz o concurso municipal para Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano na área de Língua Portuguesa, com 05 anos de experiência nas séries finais, parti para cursos na área de tecnologia, quando a minha Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho ganhou no concurso do Instituto Ayrton Senna com o projeto “Pesque essa Idéia” como premiação o laboratório de informática. Desde 1999 mantemos parceria através de projetos de aprendizagem.
Atualmente trabalho com informática educativa na rede municipal e particular e a experiência veio através de cursos de extensão realizados no Núcleo de Tecnologia Educacional de São Pedro da Aldeia (NTERJ 10) e outros a distância.
Participei de cursos a distância (EAD) de Experiência de Aprendizagem Colaborativa (EACs) pelo Instituto Ayrton Senna, Aperfeiçoamento em Educação Básica – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Educação Ambiental a Distância – Universidade de Brasília, Atualização em Informática Educativa – Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), Disseminadores de Educação Fiscal - Escola de Administração Fazendária (Esaf), Aperfeiçoamento em Tutoria a Distância para o Programa Aluno Monitor Aprender em Parceria e Curso de Especialização Windows XP – Microsoft, Formação de Tutores para o Programa Formação pela Escola – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Secretaria de Educação a Distância (SEED) e cursos de Dinamização de Leituras – PETROBRAS. Estou aguardando a chamada para o curso de Pós- Graduação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC - RJ)
Como referido anteriormente, eu procuro participar de eventos que têm em sua natureza uma vinculação com o que eu trabalho. Participei de Congressos de Educação e Tecnologia para o Desenvolvimento Humano – Instituto Ayrton Senna e Microsoft, Congresso Educacional do Rio de Janeiro – Conhecer 2006, 2007 e 2008.
Atuei como tutora do curso a distância da Microsoft Aluno Monitor para alunos da rede pública e atualmente atuo como tutora do Programa Formação pela Escola do FNDE em parceria com o MEC para professores, gestores, conselheiros e comunidade, e agora mais uma experiência com tutoria na área de Língua Portuguesa - GESTAR II - será o apoio para o enriquecimento da prática em sala de aula.
Estas foram as minhas pequenas experiências profissionais, mas acredito que irão surgir novas com bastante expectativa, determinação e compromisso enfocado em um dois Pilares da Educação: “Aprender a Aprender”.