quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Unidade 18 - Coerência Textual

Mesmo diante do alerta "Todos contra a Influenza A(H1N10)" realizamos nosso encontro com muita empolgação no dia 03 de agosto.

Oficina

Nesse dia não apresentamos o "Avançando na Prática" devido as férias.

Fizemos a proposta de atividade - Parte III

Trouxe para essa atividade várias fotos sem textos, fragmentos de textos, slogns para os cursistas em grupo montarem um painel, partindo das experiências prévias de cada um, de forma que conseguiram montar e dar coerência ao painel.
Pena que nesse dia não consegui tirar foto, pois a minha máquina acabou a bateria, mas postarei as atividades confeccionadas nesse dia.



Grupo: Luciana Porto;
Rose Aparecida da Silva;
Lúcia Helena Lessa



Grupo: Ana Cláudia;
Elizete;
Sheila

Após a Oficina começamos a debater o tema da unidade e depois foram divididas as tarefas por seções.

Seção 1 -Continuidade de sentidos

Aproveitando o diálogo da atividade 2, p.74 pedi ao grupo que continuasse o diálogo dando coerência, e assim ficou:



grupo: Luciana Porto e Rose Aparecida

Seção 2: A construção da coerência textual

Criar uma charge - atividade da p. 83




Grupo: Ana Cláudia e Elizete

Seção 3 - As partes do todo


Atividade 15, p.99 - Criar uma história em quadrinhos



Grupo: Lúcia Helena e Sheila

Finalizando o encontro entreguei uma ficha de autoavaliação para os cursistas avaliarem o Gestar II no 1º semestre.

Ficha de autoavaliação

a) O que mudou em suas aulas a partir do Programa Gestar II?

Minhas aulas estão mais dinâmicas. - Elizete

Passei a usar somente os livros do Gestar II, pois as aulas ficaram mais dinâmicas e mais construtivas. - Luciana

Gostei muito das propostas, realmente diferentes e inovadoras sobre como trabalhar a Língua Portuguesa em minhas aulas. - Ana Cláudia

As minhas aulas ficaram atrativas. Lúcia Helena

Passei a priorizar mais ainda a leitura e a produção de textos. Rose Aparecida


b) O que o Programa Gestar II trouxe de benefícios para sua prática pedagógica?

Atividades variadas a serem trabalhadas com os alunos.- Elizete

Um aprimoramento dos conteúdos de Produção Textual e mais criatividade nas aulas. - Luciana

Novas ideias de atividades a serem trabalhadas com os alunos. Ana Cláudia

Várias ideias que aplico em minhas aulas, novos valores. - Lúcia Helena

Ideias, sugestões de atividades e um suporte teórico de boa qualidade. Os encontros e as discussões entre os cursistas aprimoram os conhecimentos. - Rose Aparecida


c) Os conteúdos são adequados?

Sim. Os conteúdos são ótimos. - Elizete

Os conteúdos são perfeitos, bem elaborados e diversificados. - Luciana

Sim, como já mencionei, é uma proposta inovadora e que dá resultados. - Ana Cláudia

Sim. Lúcia Helena

d) O que pode ser melhorado?


Até o momento nada. - Elizete

Não precisa melhorar nada, esse curso está sendo muito dinâmico e o seu conteúdo é bastante atualizado. - Luciana

Até o presente momento, acredito que nada precise ser melhorado, as aulas têm apresentado ótimas dinâmicas para nosso enriquecimento. - Ana Cláudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário