quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

TP1 - Unidade 1 - Variantes linguísticas: dialetos e registros e Unidade 2 - Variantes linguísticas: desfazendo equívocos

Estudo das unidades e do texto referência



Na oficina 1, iniciamos com os relatos do "Avançando na Prática"


























Solicitei antes do Avançando que 2 cursistas aplicassem as oficinas: Ana Cláudia e a Sheila que aplicaram as oficinas acima


Momento das seções


TP1 – Unidade 2 – seção 1 – atividade 5, p.66

Já que a norma culta é a “oficial”, a “padrão”, a língua usada em documentos, na imprensa, na literatura, pressupõe-se que na escola, o aluno deva aprendê-la justamente para estar preparado para deparar-se com as situações supracitadas, seja no âmbito social como, principalmente, no profissional. Saber a norma culta servirá, ao aluno de um diferencial para o seu futuro, fazendo-o destacar-se um meio à mediocridade de seus concorrentes, neste mundo competitivo em que vivemos.

Grupo: Ana Cláudia, Luciana e Sheila



TP 1 – Seção 2 – O texto literário


No texto de Drummond “Caso do vestido”, a mulher é passiva, pois aceita a traição até o fim da vida, compartilhando com suas filhas todo sofrimento com a situação vivida.
O vestido é a lembrança marcante da amante.
A aceitação da traição deve-se a situação social, a conveniência da sociedade.
Já no texto de Chico Buarque “O casamento dos pequenos burgueses”, conta a história de um casal em constante conflito, buscando uma fantasiosa harmonia. Vivem juntos até os netos virem e cultivam a esperança de união com a morte.

Grupo: Lúcia Helena, Rose Aparecida, Aline Coroa


TP1 – Ativ 12, p. 35 e 36

Uma família afro-caribenha


Em uma linda sala de estar de cores fortes e contrastantes visualiza-se uma cena típica de uma família unida. O pai sentado ao chão, cansado após um dia exaustivo de trabalho esquece o seu material de trabalho e relaxa ao aconchego do filho, que no colo do pais sente-se protegido e amado, nada mais importa além desse caloroso abraço.
Ao fundo da sala, está a mãe com roupas e sandálias brancas. Bonita e elegante, após um dia de trabalho no lar, recebe o marido com gostosos quitutes feitos com amor, carinho e dedicação, para saciar a fome do marido. Apesar da saudade do companheiro, ela respeita o momento de afetividade entre pai e filho.
Essa linda cena estática representa um retrato, com cores harmoniosas e vibrantes, de uma linda família afro-caribenha.

Jaqueline e Maria José

Nenhum comentário:

Postar um comentário